Tenho Endometriose: e agora? Como tratar?

Antes de tudo: tratar a Endometriose não é simples, mas você vai conseguir. Não existe fórmula mágica e cada tratamento deve ser individualizado.

O tratamento cirúrgico não é milagroso e na maioria das vezes necessita do tratamento clínico associado e, por isso, é necessário mudanças nos seus hábitos de vida.

O que é a Endometriose?

Endometriose é uma doença inflamatória e crônica, que se caracteriza pela presença de tecido de origem do Endométrio (camada que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina. 

Apesar de apresentar sintomas bem característicos, o diagnóstico de Endometriose demora em média 7 a 10 anos após o início dos sintomas para ser feito.

Qual é a origem da Endometriose?

Existem algumas teorias porém nenhuma delas é 100% conclusiva. 

Em todo ciclo menstrual, os ovários produzem hormônios que estimulam o crescimento do Endométrio para preparar o útero para uma gravidez. Não ocorrendo a gravidez, vem a menstruação e parte do tecido endometrial sai com o sangramento. 

O tecido de Endometriose recebe esse mesmo estímulo hormonal fora do útero. Porém, no período menstrual, esse tecido gera um processo inflamatório intenso ao seu redor, o que causa as dores da menstruação.

Esse processo inflamatório pode crescer tanto ao longo dos anos que a dor passa a ser contínua. Além disso, a inflamação pode atingir outros órgãos e não ser mais apenas a cólica menstrual.  

Quais os principais sintomas da Endometriose?

  • Dismenorreia (cólica menstrual)
  • Dispareunia (dor na relação sexual)
  • Dificuldade para engravidar
  • Disquezia (dor ao evacuar) 
  • Constipação ou diarreia
  • Distensão abdominal
  • Dor pélvica crônica – contínua
  • Dor lombar
  • Dor perineal
  • Dor irradiada para as pernas

Qual o tratamento para Endometriose?

Cirúrgico e Clínico multidisciplinares.

Os casos de cirurgia devem ser discutidos e cuidadosamente avaliados com seu médico assistente. O seu objetivo deve ser retirar todos os focos de Endometriose identificáveis na paciente e deve ser feita por videolaparoscopia ou robótica. SEMPRE!

O tratamento clínico é multidisciplinar e baseado em 5 pilares:

  1. Medicações hormonais: bloqueio do ciclo hormonal e do ciclo da dor; 
  2. Medicações para alívio da dor: para quando ela surgir e interromper a piora dos sintomas;
  3. Dieta anti-inflamatória: diminuição dos sintomas intestinais e urinários associados à alimentação; 
  4. Fisioterapia, alongamento e atividades físicas: diminuir a inflamação, aliviar pontos de tensão na musculatura e liberar endorfina para modulação da dor; 
  5. Cuidados com a mente: Psicologia e Meditação;

Na luta contra a Endometriose você não está sozinha!Marque uma consulta e comece o seu tratamento agora mesmo: doctoralia ou whatsapp.