O que é pólipo no útero e qual é a sua causa?

Os pólipos uterinos, também conhecido por pólipos endometriais, geralmente são tumores benignos que crescem no endométrio, camada que reveste internamente o útero. Podem aparecer em mulheres em todas as idades, porém são mais comuns na menopausa. 

Eles podem ter tamanhos variados e ser um único pólipo ou vários. Muitas vezes, eles não apresentam sintomas, mas em alguns casos a mulher pode ter sangramento fora do período menstrual (inclusive na menopausa) ou sangramento em excesso durante o período menstrual.

A principal causa do desenvolvimento de pólipo uterino são as alterações hormonais e, por isso, as mulheres com distúrbios hormonais como as que apresentam menstruação irregular, sangramento fora do período menstrual ou menstruação prolongada possuem maior risco de desenvolver estes pólipos endometriais.

Além disso, também existe um maior risco de desenvolvimento de pólipos uterinos em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, que tomem estrogênios por um período prolongado ou que tomam tamoxifeno para tratar o câncer de mama.

É raro, porém os pólipos podem ser hiperplasias endometriais ou câncer de endométrio. Por isso é sempre importante consultar seu médico sobre a melhor conduta quando diagnosticada com pólipo endometrial.